Óleos Essenciais X Antifúngico Nistatina

Outro artigo muito interessante de Fábio Laszlo

CANDIDÍASE: ÓLEOS ESSENCIAIS X ANTIFÚNGICO NISTATINA
 
Artigo mostra que de 3 óleos essenciais testados com a nistatina, apenas 1 teve ação sinérgica e mostra quais óleos foram mais potentes que este antifúngico de mercado.
A nistatina é conhecida geralmente por Mycostatin é um medicamento antifúngico que pode ser encontrado nas farmácias com outros nomes como Candistatin, Canditrat, Inofungin ou Nistatec, por exemplo e, é usado para tratar a candidíase oral ou vaginal. Atualmente alguns fungos têm se tornado resistentes à nistatina, além de que a nistatina pode causar consideráveis problemas colaterais, como danos renais. Desta forma, novas alternativas têm sido procuradas.
Um grupo de cientistas italianos investigaram a ação sinérgica entre alguns óleos essenciais anti-fúngicos e a nistatina [1]. Eles testaram os óleos de gerânio (Pelargonium graveolens), orégano (Origanum vulgare), tea tree (Melaleuca alternifolia) junto da nistatina visando possibilitar a redução de sua dosagem, e consequentemente, seus efeitos colaterais.
A pesquisa [1] demonstrou que o óleo essencial de orégano apresentou um potente efeito sinérgico com a nistatina, possibilitando redução de sua dosagem com inibição de todas as espécies de Candida testadas. O óleo de tea tree teve apenas um efeito aditivo, sem grande impacto diferencial. E o óleo de gerânio não ofereceu nenhum tipo de ação sinérgica.
O óleo de orégano foi também testado em paralelo sem a nistatina em outro estudo. Tanto o óleo essencial de orégano (Origanum vulgare) quanto o de cravo-da-Índia (Syzygium caryophyllatum) inibiram todas as espécies de Candida testadas e foram antifúngicos mais potentes do que a nistatina e o fluconazol em estudo comparado na mesma dosagem, o que mostra que poderiam ser também utilizados em substituição a estes medicamentos a um custo benefício melhor.
Autor: Fábián László
Cientista aromatólogo

Referências:

  1. Rosato A, et al. In vitro synergic efficacy of the combination of Nystatin with the essential oils of Origanum vulgare and Pelargonium graveolens against some Candida species. Phytomedicine. 2009 Oct;16(10):972-5.
  2. Vinaya Bhat, et al. Denture stomatitis, herbal essential oils, clove oil, origanum vulgare, Candida spp., nystatin, fluconazole. NUJHS Vol. 4, No.1, March 2014, ISSN 2249-7110 http://www.nitte.edu.in/journal/March%202014/46-51.pdf

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s