Óleo Essencial de Jasmim

 

JasmineEO5ml

Nome latino: Jasmim gradiflorum, Jasmim officinale, Jasmim sambac

Família: Oleaceae

Guia de compra:

  • Cor: Castanho-alaranjado profundo
  • Viscosidade: viscoso
  • Aroma: Floral intenso e doce, lembrando o do mel.

Países de origem: França, Índia, Marrocos, Egito, Argélia, China.

Descrição: Arbusto-trepadeira frágil que cresce até 10 m, com folhas verde-escuras e florzinhas brancas em forma de estrela, que brotam profusamente nas plantas novas. (O Jasminum odorantissimum e algumas variedades chinesas, além dos que são encontrados no Nepal, produzem flores amarelas).

Partes usadas: Flores.

Método de extração: As moléculas aromáticas são conhecidas coo um “absoluto”; este é extraído de “bases” ou “extratos”, que por sua vez são produzidas por enfleurage das flores ou por extração de CO2 com solventes naturais.

Rendimento:  500 quilos de flores rendem aproximadamente 500 gramas de extrato líquido, que por sua vez rende 0,2% de moléculas aromáticas. Cinquenta por cento disso resulta no absoluto de jasmim.

Usos mais importantes:  Afrodisíaco, fertilizador, tensão nervosa, problemas relacionados co o estresse, depressão, antisséptico, tratamento da pele.

Propriedades terapêuticas: Antidepressivo, estimulante, afrodisíaco, anti-séptico, antiespasmódico, cicatrizante, sedativo.

Principais componentes químicos: Benzil acetato, linalol, linalil acetato, benzil álcool, jasmone, metil-jasmonato, indolo.

Mistura-se bem com: Rosa-marroquina, rosa-damascena, nérole, sândalo, palmarosa, gerânio, limão, cravo-da-índia, grapefruit,m esclareia, bergamota, tangerina, laranja, patchuli, petitgrain, ilangue-ilangue, coentro, benjoim, manjericão, gengibre.

Fatos interessantes: Nome derivado da palavra persa “yasmin”. As flores devem ser colhidas antes de o sol se levantar. Um apanhador experiente pode colher entre 10000 e 15 000 flores por dia. Há mais de 200 espécies de jasmim em todo o mundo. Os índios usam as flores para formar guirlandas oferecidas aos convidados. Na China usam-se essas flores para perfumar o chá. Usado com fins medicinais na China, na Índia e na Arábia. É um óleo muito importante para a indústria de perfumes.

Contra indicação: Não se tem notícia de nenhuma.

Retirado do livro: A – Z Aromaterapia – Susan Worwood

ate mais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s