Ylang Ylang  ou Ilangue-Ilangue

Ylang-ylang-EO

Nome latino: Canangium odorata forma genuina

Família: Anonaceae

Guia de compra:

Cor: Amarelo-claro

Viscosidade: Médio a úmido

Aroma: Doce, intenso, balsâmico, floral.Com a Cananga odorata forma macrophylla se produz também um óleo essencial, o óleo de canaga. Este tem um cheiro de ylang-ylang mais áspero, de couro queimado, e é frequentemente vendido no lugar do de ylang ylang.

 Países de origem: Ilhas Comoros (Madagascar), Ilha Reunião, Haiti, Zanzibar

Descrição: Árvore que cresce até 18 metros de altura, com grandes folhas amarelas pendidas. Inicialmente elas são verdes, cobertas de penugem branca e inodoras, mas depois de cerca de 20 dias a cor muda para branco e em seguida passa para amarelo, nesse estágio tem um aroma forte.

Partes usadas: Flores frescas, totalmente desenvolvidas, colhidas de preferência ao romper do dia.

Método de extração: Destilação com vapor. Uma vez que as folhas podem ser destiladas várias vezes, há muitas qualidades de óleo essencial; o mais fino deles é conhecido como “extra”. Quando as flores são destiladas pela segunda vez se produz o grau 1, e assim por diante até o grau 3. Apenas o extra tem as qualidades exigidas pela aromaterapia

Rendimento:  1.5 a 2%

Usos mais importantes:  Nervosismo, cansaço físico, depressão, estresse, irritabilidade, crescimento do cabelo, ansiedade, tensão pré-mesural, tratamento de pele, tensão nervosa, regula a circulação, tônico uterino.

Propriedades terapêuticas: Sedativo, Anti-séptico, afrodisíaco, nervino, antidepressivo, calmente, anti-seborréico.

Principais componentes químicos: Linalol, geranil acetato, benzil benzoato, b-cariofileno, benzil acetato.

Mistura-se bem com: limão, tangerina, palmarosa, yuzu, Litsea cubeba, eucalyptus citriodora, cravo-da-índia, laranja, gengibre, sândalo, jasmim, nérole, bergamota, camomila-romana, esclareia, patchuli, jasmim, rosa-marroquina, rosa-damascena, petitgrain, vetiver, grapefruit.

Fatos interessantes: Ylang significa a “flor” das “flores e às vezes a árvore é chamada de “árvore do perfume”. As flores são colhidas de manhã bem cedo. Costuma-se colocá-las no meio das roupas para que estas fiquem perfumadas. Empregado no óleo de coco, o ylang ylang é chamado de óleo de macassar, e usado em preparados para o cabelo. O óleo é utilizado em doces e também em perfumaria.

Contra indicação: Não se tem noptícia de nenhuma

ate mais

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s