Massoia

Achei muito interessante esse Óleo e a maneira do distribuidor descrever o mesmo. Fica a dica!

 

Massoia (Cryptocarya massoia)vidurasena-shaving-the-outer-layer-of-cinnamon-bark[1].jpg

O raro óleo da madeira que cheira a coco!

          O gênero Cryptocarya da família lauraceae é composto por mais de 350 espécies distribuídas através dos trópicos, subtrópicos e em regiões temperadas do mundo. Muitas espécies deste gênero tem sido utilizadas extensivamente como medicamento em um grande número de práticas etnobotânicas.             
          A árvore da massoia, é endêmica da ilha da Nova Guiné, tendo porte médio com ótimo desenvolvimento em florestas tropicais entre 400m e 1.000m de altitude.            
          Sua madeira aromática, se assemelha em aparência à da canela e é artigo de comércio a séculos. É utilizada pelas mulheres Javanesas e balinenses para preparar uma pomada aquecedora chamada “bobori”, que possui um agradável cheiro. Diz-se que as mulheres de pele branca adquirem um tom rosado suave com este produto. Tal efeito se deve ao efeito irritante na pele exercido pelo óleo essencial, principalmente se utilizado puro.               
          O óleo de massoia possui um aroma doce, extremamente similar ao cheiro de coco, sendo produzido da madeira que é obtida cortando a árvore na base, fazendo incisões circulares com intervalos de um metro, deixando depois a madeira para secar. Cada árvore rende em torno de 65kg de madeira seca, sendo que a maior parte do suprimento mundial é originário da Indonésia, principlamente de Irian Java que é a metade oeste da Nova Guiné.               
          O óleo de madeira de massoia é empregado pela indústria de alimentos como um aditivo aromatizante de margarinas, sorvetes, doces e leite. Poucas gotas dão um sabor delicioso de coco. Os componentes do óleo essencial são muito raros e somente encontrados em poucas plantas, como o macassá.             
          A massoia lactona presente no óleo, possui ação anticonvulsivante, analgésica, antiinflamatória e sedativa [1,2,3] potentes. Também apresentou potencial anticancerígeno [3].            
          No campo psicológico o óleo desperta o ânimo, traz alegria, entusiasmo, trabalhando a rigidez, depressão e melancolia. É considerado afrodisíaco, tanto em massagens, quanto inalação. Ao mesmo tempo, é um sedativo útil na insônia e ansiedade.     
          Na perfumaria, a massoia combina super bem com pau rosa, hortelã limão, sândalo, cedro do atlas, ambreto, benjoim, cacau e baunilha, jasmim e outros óleos essenciais na confecção de perfumes diferentes e arrojados. Contudo deve ser usada com cautela pois pode ocasionar irritação nas axilas, motivo que levou a IFRA a não indicar mais o seu uso em perfumes comerciais. Em aromatizadores de ambiente contudo não apresenta problemas.            

Resumo de indicações:isolated-cinnamon-stick[1].jpg


Ansiedade +++
Insônia ++
Depressão +
Anticonvulsivo (epilepsia) ++
Antiinflamatório +++
Analgésico +
Relaxante +
Estimulante da circulação local ++
Tonificante facial – dá viço e cor à pele pálida (<1%) +++
Anticatarral e mucolítico
Antiinfeccioso
Afrodisíaco +
Estimulante sexual (em cremes de 0,5-1%) ++

Cromatografia Laszlo: GC Massoia link

Concentração de uso:

Em óleo carreador em diluições de 1-2%. Inalação (6-15 gotas em difusor ambiental). Cremes e cosméticos 0,3-0,5%. Alimentos (geralmente de 4-6 gotas por KG)

Toxidade:

O produto pode ser irritante de peles sensíveis. Utilizar com cautela e sempre diluído para evitar problemas. Seu grau de irritação pode ser comparado ao do capim limão rico no aldeído citral.

Referências (textos Fabian Laszlo): 

1. Elisabetsky E, G.P. Coelho de Souza; Anticonvulsant properties of linalool and g-decanolactone in mice; ISHS Acta Horticulturae 1999 (501).
2. Costa-Lotufo LV, de Lucena DF, Andrade-Neto M, Bezerra JN, Leal LK, de Sousa FC, Viana GS. Analgesic, antiinflammatory and central depressor effects of the hydroalcoholic extract and fractions from Aeolanthus suaveolens.Biol Pharm Bull. 2004 Jun;27(6):821-4.
3. Barros ME, et al. Synthesis and evaluation of (-)-Massoialactone and analogues as potential anticancer and anti-inflammatory agents. Eur J Med Chem. 2014 Apr 9;76:291-300. 

Recebi via email

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s