Bandagem Aromática

Bandagem

A bandagem visa dar vitalidade à epiderme, eliminar resíduos e promover a regeneração das células tegumentares em todos os tratamentos da pele.

Modo de uso: colocamos um cobertor em cima de uma superfície rígida. Evitando a cama que não tem a rigidez necessária, podemos usar qualquer coisa: futons, carpetes, colchonetes. O próximo passo é cobrir o cobertor com um plástico suficientemente grande. Por cima do plástico, colocamos uma toalha de banho larga e comprida o suficiente para enrolar uma pessoa, ou usamos duas ou mais toalhas. Basta colocarmos uma ao lado da outra que teremos a largura e a extensão necessária para fazer a bandagem.

Usando um spray com óleo essencial borrifamos bem a toalha. A pessoa deita em cima da toalha e a enrolamos. Mantendo apenas o pescoço e a cabeça fora da bandagem, todo o corpo ficará num sanduíche de toalha, plástico e cobertor.

Pedimos então para a pessoa respirar profunda e lentamente fazendo assim um relaxamento mental. O cômodo deve ter uma temperatura agradável, luz reduzida e silêncio ou, se preferir, uma música suave no fundo para propiciar uma atmosfera de repouso durante a bandagem.

Cuidados: não devemos usar óleos essenciais ricos em cetonas: tuia, poejo, Salvia officinalis, artemísia, rosmaninho (Lavanda spica Sotechas L.) a fim de evitar possíveis irritações à pele.

No caso de óleos essenciais fenólicos: canela, cravo, orégano, segurelha, tomilho vermelho, precisamos dilui-los (concentração máxima 10%)

Dicas: idealmente o “aromasol” (mistura do óleo essencial com o emulcificante) deveria ter como base água destilada em vez de álcool ou outro veículo. No caso de mistura de óleo essencial com água devemos agitar bem o spray antes de usá-lo.

Texto retirado do livro Tudo sobre Aromaterapia – Adão Roberto da Silva

2 comentários sobre “Bandagem Aromática

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s