Saber comer é uma virtude IV

Olá Pessoas queridas, desculpe a demora em continuar escrevendo, mas, vamos lá :

Água6. Água é mais vital para o corpo humano que o próprio alimento. Podemos viver até um mês sem alimentos, mas dificilmente  mais que uns poucos dias sem água. Isso porque a águia é o veículo no qual se dá as reações metabólicas.

Pouco mais da metade do corpo humano é constituído de água. Uma pessoa que pesa 70 kg tem, me média, 42 litros de água. Além disso, 90% do nosso sangue é feito de água. Sem sangue fluido, o corpo não teria como fazer com que o plasma sanguíneo, levasse água a todos os tecidos e retirasse os dejetos das células do pulmão, rins, etc.

A quantidade de água a ser ingerida diariamente sob circunstâncias razoáveis é de 1 ml por 1 kcal de alimento ingerido. Em termos prático, isso significa que se o nível de atividade diária requer a ingestão de 1700 calorias para manter o peso, deveríamos beber aproximadamente 1,7 litros d’água por dia, o que equivale aproximadamente a seis copos.

O corpo precisa um pouco mais de água do que o valor acima mencionado. Existe, entretanto, outras fontes:

– 0,4 litros vem com os alimentos que ingerimos;

– 0,4 litros é gerado dentro do próprio corpo em virtude das reações metabólicas.

Por isso, a quantidade média de água usada por dia é aproximadamente 2,5 litros. É claro que esse volume não fica sendo acumulado dentro de nós: literalmente 1,5 litros sai na urina, 0,5 litro é diariamente perdido pelo suor, 0,31 pela respiração e 0,151 nas fezes. É isso que faz com que haja um equilíbrio.

O sintoma mais marcante da falta d’água é desidratação.

Regra básica: como uma variedade de alimentos

Uma alimentação balanceada é fundamental para manter a vitalidade do corpo e da mente. O corpo necessita de uma combinação diária de diversos grupos de alimentos para seu bom funcionamento.

Cereais

Como de 6 a 11 porções por dia. Uma porção pode ser uma fatia de pão integral, uma xícara (150 ml) de arroz cozido, macarrão ou outro cereal, três a quatro bolachas.

Vegetais

Como de 3 a 5 porções por dia. Uma porção neste caso representa uma xícara (150 ml de brócolos (ou, se preferir, de outros vegetais: batata, repolho, couve,espinafre, cenoura, abobrinha), ou ainda um tomate médio,ou um prato de salada de alface.

Frutas

Como de 2 a 4 porções por dia. Uma porção aqui representa uma maça tamanho médio, ou uma laranja ou ainda uma banana, ou meio copo de salada de frutas.

Leite e derivados

Coma de 2 a 3 porções por dia. Uma porção representa um copo de leite, tomar um iogurte, comer uma fatia de queijo (50 a 60 g).

Proteínas

Coma de 2 a 3 porções por dia. Uma porção neste caso significa comer uma xícara de (150 ml) de feijão, ou duas colheres de manteiga de amendoim, ou um ovo cozido ( a menos que haja restrição médica), ou ainda um filé de carne, peixe ou frango.

O terceiro preceito de saúde diz que para termos uma alimentação saudável é preciso antes de tudo fazermos uma mudança nos hábitos alimentares. Para quem deseja seguir uma alimentação orgânica, pode ir aos poucos introduzindo as seguintes mudanças:

1. Alimentos crus ou cozidos a vapor

2. Prefira alimentos integrais

3. Prefira proteína de origem vegetal

4. Escolha alimentos orgânicos e naturais

5. Reduza o consumo de gorduras

6. Reduza o açúcar

7. Reduza o sal

8. Evite o consumo de álcool e cigarro

9. Não coma pra compensar necessidades psicológicas

10. Beba o sólido e mastigue o líquido.

 

Extraído do livro Tudo sobre Aromaterapia – Adão Roberto da Silva – Editora Roka

2 comentários sobre “Saber comer é uma virtude IV

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