Saber comer é uma virtude III

Vitamina C é encontrada na natureza na sua forma reduzida (ácido ascórbico) e na sua forma oxidada (ácido dehidroascórbico). A vitamina C é importante para o crescimento e manutenção dos ossos, dentes, gengivas, ligamentos e vasos sanguíneos  Também para a produção de neurotransmissores e hormônios da glândula adrenal, para ajudar a combater infecções, promover cicatrizações e facilitar a absorção do ferro no trato digestivo: um copo de suco de laranja aumenta a absorção de ferro no organismo em 2,5 vezes.

As primeira fontes de vitamina C são: frutas cítricas frescas, vegetais, batata, pimentão, morango e melão. Depois ou durante a refeição saboreie a laranja é tão importante, principalmente se você comeu um feijãozinho da hora🙂

Vitamina H (biotina) é essencial para a atividade das enzimas envolvidas na quebra dos ácidos graxos, carboidratos e excreção de resíduos do corpo. Sua falta pode causar fraqueza, falta de apetite, perda de cabelo, depressão, eczema.

Boas fontes de vitamina H são: figado, leite, gema de ovos, couve-flor, amendoim, cogumelo, banana, melancia, toranja.

Ácido fólico na forma de coenzima é essencial para a reprodução das células e portanto influencia no crescimento  Também é importante para a produção de células vermelhas do sangue e para o bom funcionamento do sistema nervoso. A sua falta causa anemia, deficiência no crescimento, inflamação da boca e língua.

Boas fontes de ácido fólico são: Brócolos, espinafre, cogumelo, figado, nozes, gema de ovo, pão feito com trigo integral, ervilhas.

Ácido pantotênico é essencial para a atividade de enzimas envolvidas no metabolismo de carboidratos e gorduras bem como na produção de hormônios sexuais e no bom funcionamento do sistema nervoso. Sua deficiência pode causar fadiga, náusea, dormência, formigamento, cãimbra muscular  dor de estômago.

Boas fontes de ácido pantotênico são: levedura, germe de trigo, figado, gema de ovos, leite, vegetais crus, cereais e pão feito com trigo integral.

5. Minerais constituem aproximadamente 4% do nosso peso corpóreo, ou seja, se pesamos 70 kg, temos 2,8 quilos de uns 25 minerais dos quais 17 são comprovadamente essenciais para nós. Entre os mais importantes estão os:

Cálcio é o mais abundante mineral no corpo humano,. Aproximadamente 2% do nosso peso é de cálcio e 99% disso fica nos ossos e dentes. A falta de cálcio é detectado na osteoporose. Boas fontes de cálcio são: laticínios, espinafre, figo seco, peixes, ovos, feijão.

Sódio regula o funcionamento das células (pressão osmótica) Consumo excessivo de sódio é associado à pressão alta. é por isso que se recomenda moderação na utilização do cloreto de sódio (sal de cozinha). Porém, sua feificioência pode causar debilidade, confusão mental, cãibras,. Boas fontes de sódio são: sardinha, pães, queijos, azeitonas-verdes, carnes.

Potássio juntamente com o sódio também ajuda a manter as células em bom estado de funcionamento. Sua deficiência pode causar desde distúrbios cardíacos até paralisias. Boas fontes de potássio são: leite, ameixa, damasco, banana, farinha de soja, melado.

Zinco além de essencial para o crescimento, o zinco também ajuda na cura de ferimentos da pele, cabelo, unhas, membrana mucosa,. Sua deficiência pode causar retardamento no crescimento. Boas fontes de zinco são cereais integrais, frutos do mar, vegetais, farelo de trigo.

Ferro fundamental para a formação da hemoglobina no sangue. Sua deficiência pode causar anemia  ferropriva. Boas fontes de ferro são: fígado, rim, feijão, soja, marisco, carne, ovos. O consumo excessivo de ferro aumenta a incidência de doenças degenerativas.

Cloro regula o pH do sangue (equilíbrio ácido-básico). O consumo encontrado no sal é suficiente. Sua falta pode causar perda de cabelos e dentes. Boas fontes de cloro são: espinafre, couve, peixe

Iodo é fundamental para a formação dos hormônios da tireoide  Sua deficiência além de causar o bócio (papo), pode produzir um retardamento mental. Boas fontes de iodo são: sal iodado, leite, frutos do mar.

Enxofre assim como o cloro, o enxofre também é indispensável para a manutenção dos cabelos, unhas e pele. Sua deficiência causa irritação nervosa. Boas fotos de enxofre são: feijão, peixe, ovos, mostarda, alho.

Cobre que converte o ferro em hemoglobina que tem a função de transportar o oxigênio no sangue. Sua falta pode causar anemia. Boas fontes de cobre são: cereais integrais, nozes, legumes, ostras.

Fósforo faz parte da formação dos ossos, ajuda na produção da energia. Sua deficiência causa irritabilidade. Boas fontes de fósforo são: legumes, peixes, carne, ovos, queijo, leite.

Magnésio assim como o cálcio tem um papel fundamental na formação dos ossos e dos dentes. Sua deficiência pode causar irritabilidade e nervosismo. Boas fontes são: frutos do mar, nozes, grão de cereais, folhas verdes.

Manganês é o metal responsável pelo ativamento de certas enzimas. Sua deficiência pode causar fadiga, memória fraca e irritação nervosa. Boas fontes de manganês são: abacaxi, mostarda, cereais integrais.

2 comentários sobre “Saber comer é uma virtude III

  1. léa disse:

    Que química, ahn???Muito interessante! Se comermos equilibradamente então, vamos ter tudo que o corpo precisa…Alimentação saudável mesmo!

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