Saber comer é uma virtude

Saber comer não é apenas uma questão de etiqueta

Mesa saudável

Esse assunto será tratado em vários posts por se tratar de um assunto demais importante. Comer ou melhor se alimentar bem é questão de sobrevivência.

Não temos a menor dúvida hoje em dia da importância de nossos hábitos alimentares para a saúde. Vamos iniciar aprendendo os fundamentos básicos da nutrição. Uma alimentação balanceada deve conter os seguintes nutrientes em proporções adequadas:

1. Carboidratos: provenientes de raízes (batata, cará, inhame), grãos (lentilha, feijão) e massas são as principais fontes de energia para o cérebro e para o sistema nervoso. Eles são usados também para metabolizar proteínas e reparar tecidos danificados. O tripé dos carboidratos é constituído de:

açucares: esses são os carboidratos simples como a glicose, a frutose e a galactose. além das fontes naturais ( frutas, mel, vegetais), há também as elaborados pelo homem como o açúcar mascavo, demerara, melaço;

amidos: esses são os mais abundantes dos carboidratos na dieta alimentar. Boas fontes de amido são: o pão, o arroz, o milho, as leguminosas (ervilha, feijão);

– fibras: ao contrário dos açucares e amidos, as fibras não são digeridas pelo corpo, porém são fundamentais para nós. Em parte, muitos médicos atribuem como causa de doenças do tipo prisão de ventre, obesidade, diverticulite, hemorroidas  doenças cardíacas etc. à uma dieta pobre em fibras. Boas fontes de fibras são: as frutas secas, nozes, farelo de trigo, legumes (feijão, lentilhas, ervilha, brócolos)

2. Gorduras e óleos: são os membros mais populares de um grupo químico chamado de lipídios. Uma das características é que são insolúveis em água. Assim com os carboidratos  as gorduras e óleos são fontes de energia para o corpo. Aliás, enquanto as proteínas e carboidratos fornecem 4 kcal/g, as gorduras chegam a fornecer 9 kcal/g. Há três tipos de gordura:

saturadas: é a gordura das carnes, nata, queijo. Quanto mais saturadas, mais sólida ela é. Normalmente são de origem animal, porém há exceções como o óleo de coco e de palma. As gorduras vegetais, com a margarina, são aquelas que foram hidrogenadas (endurecidas) artificialmente. A gordura saturada é uma lipoproteína de baixa densidade que eleva o nível de colesterol no sangue. O corpo normalmente produz colesterol. Portanto, ingerir gorduras saturadas em excesso contribui para a arteriosclerose, i.e., endurecimento e entupimento das artérias.

monoinsaturadas: são gorduras encontradas nas nozes, abacates, óleo de oliva, Em geral são classificadas como neutras. Sua ingestão também deve ser moderada;

polinsaturadas: são gorduras de origem vegetal. Elas são encontradas nos óleos de milho, açafroa, girassol, caroço de algodão, soja, peixes (sardinha, cavala). Não contém colesterol. São consideradas as gorduras menos nocivas.

Até o próximo post🙂

2 comentários sobre “Saber comer é uma virtude

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