Passiflora Edulis ou Maracujá – Óleo carreador

Caro Leitor

Recebi hoje a Newsletter da Penny Price com o foco em dois óleos : Passiflora Edulis – Maracujá (óleo carreador ou base) e Mirta (óleo essencial).

O Óleo Essencial de Mirta  não é muito conhecido mas seus beneficios e utilização são amplos, veja a ficha técnica:

Nome em latim: Myrtus communis
Sinônimos:  pervinca trepadora, erva-da-inveja
Família de plantas: Myrtaceae
Extração: Destilação das folhas e galhos
Origem: Europa, Norte da África

Características da planta: Uma árvore pequena com casca marrom-avermelhada e afiadas folhas, ponteiro. Possui flores brancas seguidas de pequenas bagas pretas.
Características de óleo: incolor a amarelo pálido com um claro aroma amadeirado, fresco.
O uso tradicional: Dioscorides prescrito para infecções pulmonares e da bexiga.

Propriedades: Anti-séptico, anti-catarral, imuno-estimulantes, pulmonar e neurotonico,  óleo essencial de murta é particularmente útil para a asma em crianças. É comumente utilizada para tosses, constipações, cistite e artrite. Que estimula o sistema imunitário e é útil para constipações, febre e infecções, enquanto que para o sistema muscular é utilizado para reumatismo.

Mistura-se bem com: Pinho, cipreste, cedro e bálsamo.
Cuidados e comentários: Não existem contra-indicações conhecidas. Usado extensivamente na água de colônia.
Principais constituintes químicos: cineol – até 75%

Oléo carreador de Passiflora edulis ou Maracujá

As semente são prensadas a frio, sua origem,  África Central. A cor é amarelo pálido ao amarelo / laranja. Óleo de semente de maracujá tem Omega 6  74%, Omega 3 acima de 5,4%  e Omega 9 19% . Vida útil é de 2 anos. Prensagem a frio a semente de Maracujá (Passion Flower em Inglês) produz aproximadamente 60-70%  de óleo. As sementes são consideradas um subproduto quando as fábricas pressionam o sumo. Eles são em seguida secos e exportados para diversas partes do mundo.

Cuidados com a pele
Oleo muito útil para o couro cabeludo seco, e coceira tanto no couro cabeludo com na pele. As folhas e raízes têm uma longa história de uso entre os nativos americanos na América do Norte. Passiflora edulis e algumas outras espécies são usadas na América Central e do Sul. As folhas frescas ou secas são usados para fazer uma infusão, um chá que é utilizado para tratar histeria, insónia, e epilepsia, e também é avaliado pelas suas propriedades analgésicas.

As semente ainda não temos notícias de sua utilização, mas a casca quando secas e trituradas, transformadas em farinha podendo ser utilizadas na dieta pois é um ótimo bloqueador de gordura, ajudando a baixar as taxas de açucar no sangue.  Sobre isso estarei fazendo um post especial brevemente no blog http://conselhosnaodicas.wordpress.com

Os estudos indicaram que o óleo tem propriedade de cura e antibactericida. Útil para a pele seca e problemas com o couro cabeludo. É um bom lubrificante e estimulante como parte de uma mistura de óleo de massagem. Óleo de semente de maracujá tem um elevado teor de ácidos graxos, em torno de 80%.

O astecas e incas da América do Sul valoriza o maracujá por aliviar a dor e acalmar. Tem sido usado como um remédio para desordens com neuralgia e irritabilidade. Atributos tradicionais para a flor de maracujá são sua sedativo, antiespasmódico e tranquilizante.

Obrigada e até o próximo post

2 comentários sobre “Passiflora Edulis ou Maracujá – Óleo carreador

  1. léa disse:

    Maracujá é mesmo uma fruta especia..tão azeda e tão calmante…
    Suas flores ,lindas!!!!!
    E sobre a farinha de maracujá, queria muito ler sobre isso!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s