Tratamentos Especiais e o uso dos Óleos Essenciais

Considerações Especiais Regras Gerais de dosagem Notas Especiais
GravidezImagem Reduza à metade todas as dosagens mínimas-máximas Alguns óleos essenciais devem ser usados durante a gravidez. Em particular os que podem conter fito-hormônios, e assim ter um efeito sobre o ciclo mestrual e desnecessários na gravidez e aqueles que afetam o sistema nervoso: manjericão, canela, anis, erva-doce, zimbro, manjerona, alecrim, tomilho, esclareia, orégano, cravo-da-índia, noz moscada, louro, pimento berry, cisto, lúpulo, salva, valeriana, nardo-da-ínida, pimenta-do-reino, estragão, cedro, hisopo, mirra, hortelã-pimenta, macis, cominho, semente de salsa, gualtéria, bétula.
Bebês Para um óleo de massagem, um total de: recém-nascidos: 1 a 3 gotas em 60ml de óleo vegetal. 2 a 12 meses: 3 a 5 gotas em óleo vegetal. Para todos os modos de uso meça ¼  das quantidades mínimas recomendadas, Para banhos, ponha o óleo essencial em ½ litro de água quente e passe por um filtro de café antes de acrescentar à água. Use apenas: recém-nascidos: camomila-romana, endro, lavanda.2 a 12 meses: idem e mais tangerina, Eucaliptus radiata, tea tree
Crianças Para óleo de massagem, um total de: 1 a 5 anos: 5 a 10 gotas diluídas em 60ml de óleo vegetal. 5 a 7 anos: 5 a 12 gotas diluídas em 60ml de óleo vegetal. 7 a 12 anos: 5 a 5 gotas diluídas em 60ml de óleo vegetal. Para todos os demais modos de uso: até 7 anos: use metade das quantidades mínimas recomendadas. Depois dos 12 anos: use as quantidades mínimas. Para todas as idades: use no banho, colocando o óleo essencial em ½ litro de água quente e passando por um filtro de café antes de acrescentar à água do banho. Como está indicado e mais:1 a 5 anos: gerânio

5 a 7 anos: gengibre, revensara

7 a 12 anos: olíbano, cipreste, alecrim, hortelã, limão.

Dores crônicas Para óleo de massagem: 30 gotas em 30ml de óleo vegetal. Outros modos de uso: até a dossagem máxima. Alguns óleos essenciais têm propriedades analgésicas como por exemplo o cravo-da-índia.
Doenças terminais Durante os últimos estágios de uma doença terminal as dosagens devem ser reduzidas à metade das recomendadas. O uso de frragâncias ambiente, por meio de difusores, é muito útil nesse período.
Pessoas sob medicação Para todos os modos de uso empregue até metade das dosagens máximas recomendadas. Se empregar como remédio, informe o médico. Se estiver sob tratamento homeopático, informe ao homeopata. Acredita-se que o uso do óleo essencial pode anular o efeito da homeopatia.
Tratamento de radioterapia Durante o tratameto de radioterapia não se deve usar os óleos essencias, embora eles possam ser aplicados nos intervalos das sessões para ajudar a aliviar o mal-estar e as queimaduras da radiação. As dosagens devem ser a metade da dosagem máxima geral. Os únicos óleos essenciais que debem ser usados nessse período, até o tratamento terminar, são os de lavanda bio-wild – ou orgânica – (flor fresca, azul), camomila-romana e tea tree.
Pré e Pós-operatório No período pré-operatório as dosagens devem ser metade das máxmimas recomendadas, e o médico deve ser informado se for usar ois óleos essencias com fins medicinais. No período pós-opertório eles podem ser utilizados na dosagem máxima, se necessário, para ajudar a reduzir o risco de infecção. Se a pessoa estsiver sob medicação, use metade das doses máximas gerais. Alguns óleos essencias podem reduzir consideravelmente o risco de infecção. São eles a lavanda, a tea tree, o tomilho-lanaso, a ravensara e o Eucalyptus radiata. No pós-operatório eles podem ser usados no corpo e pingados diretamente na roupa de cama. Colocados no difusor, óleos essencias mais fortes, tais como os de orégamo, canela e tomilho-dourado, também podem ser utilizados no controle das infecções.
Dependência de tranquilizantes Durante a dependência, todas as dosagens de óleos essencias devem ser reduzidas à metade da dosagem máxima geral. Informe ao médico que eles estão sendo usados. Quando se está reduzindo a dosagem dos tranquilizantes prescritos, deve-se usar os óleos essenciais que tem um efeito calmante sobre o sistema nervoso.
Dependência de Drogas Durante a dependência de drogas, todas as dosagens de óleos essenciais devem ser reduzidas à metade da dosagem máxima geral. Quando se está reduzindo a dose de substância da qual há dependência, deve-se usar os óleos essenciais que têm um efeito tonificante e purificador sobre o corpo.
Alcoolismo Quando houver consumo excessivo de álcool, todas as dosagens de óleos essencais devem ser reduzidas à metade da dosagem máxima geral. Deve-se usar os óleos essencais que têm um efeito purificador e tranquilizador sobre os aparelhos digestivo e nervoso.

Nas orientações gerais não foi mencionado a ingestão via oral dos óleos essenciais. O uso por esse modo deve sempre ser orientado por um médico. De qualquer forma, hoje acredita-se que essa forma de uso seja a menos eficaz para o emprego medicianl dos óleos essencias, não penas devido ao fato de eles serem sujeitos ao processo digestivo como também por não ser um modo tão direto quanto os vários outros. Alguns praticantes, sobretudo, na França, ainda indicam o uso dos óleos essencias dessse modo, mas sempre em doses extremamente baixas e precisas. Eles são ingeridos num torrão de açucar ou numa colher de mel, embora com mais frequência sejam diluídos em algum líquido, para evitar a irritação da membrana que reveste o esôfago. A medicina tradicional está procurando outros modos mais eficazes de introduzir a medicação no organismo, modos que evitem o suso do aparelho digestivo, incluindo o do fígado.

2 comentários sobre “Tratamentos Especiais e o uso dos Óleos Essenciais

  1. léa disse:

    Sol, muito bom esse artigo…não sabia que os oleos são tão poderosos assim, a ponto de ter de diminuir a dosagem quando se trata de gestantes e crianças…Muito interessante!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s