Orientações sobre o uso por conta própria dos óleos essenciais III

Como usar Quantidade a ser Usada
Loção e Creme 5 a 10 gotas para cada 30ml de Loção ou Creme natural, sem fragância

Use uma loção ou um creme sem perfume, feito de ingredientes naturais. Acrescente o número necessário de gotas de óleo essencial e misture bem.

Como usar Quantidade a ser Usada
Mascara Facial 1 gota para 10ml de máscara facial

Máscara

Os óleos essenciais podem ser acrescentados a qualquer máscara facial. O óleo deve ser escolhido de acordo com o tipo de pele e a ação que você quer sobre ela – por exemplo, um tratamento para acne, uma estimulação geral, uma limpeza, purificação, rejuvenescimento, etc

Como usar Quantidade a ser Usada
Oleo de massagem 10 a 30 gotas para cada 30ml de óleo vegetal (de base ou veicular)

Massagem

Se for usar um único óleo essencial, acrescente-o num vidro ao óleo vegeral de base. Se for usar uma mistura sinérgica de óleos essenciais, misture bem firando o vidro entre as mãos, depois acrescente o óleo vegetal de vase. Para misturar totalmente, tampe o vidro, gire-o entre as palmas das mãos, vire-o deponta-cabeça algumas vezes e volta a girá-lo entre as mãos.

Como usar Quantidade a ser Usada
Óleo Facial 2 a 15 goras em 30ml

Use o mesmo processo adotado para fazer um óleo de massagem para o corpo. Entretanto, escolha um veicular que nutra mais a pele, ou um óleo de base que leve uma boa quantidade de óleos de nozes ou de sementes, dependendo do tipo de pele.

Como usar Quantidade a ser Usada
Perfume Até 50% da mistura

Perfume

A preparação de perfumes é uma arte que leva muitos anos para ser aprendida. Entretanto algumas pessoas têm uma mistura favorita de óleos essencias que gostariam de usar como perfume. Para isso eles podem ser diluídos num álcool natural e inodoro ou em alguns tipos de óleo, como por exemplo o de jojoba. Use uma pequena quantidade, como faria com um perfume. Eviete que ele entre em contato com a roupa.

Como usar Quantidade a ser Usada
Potpourri A quantidade desejada

potppourri

Acrescente os óleos essencias às flores fragrantes do mesmo modo que você acrrescentaria um produto sintético comercial para revigorar o potpourri. Pode-se usar tanto os óleos com uma única essência quanto os de misturas.

Como usar Quantidade a ser Usada
Puro (não-diluído) 1 a 2 gotas

Em algumas enfermidades pode-se usar os óleos essencias não-diluídos, levando-se em conta a sua natureza e a enfermidade. Por exemplo, o óleo de lavanda tem excelentes resultados quando aplicado diretamente à pele no caso de queimaduras, mas não pode ser aplicado num óleo vegetal. A maioria das enfermidades, entretanto, não exige aplicação não-diluída. Além disso, alguns óleos essencias não devem, em razão de seu potencial irritante, ser aplicados não-diluídos à pele. Mas não valha desse meio durante mais de sete dias.

Como usar Quantidade a ser Usada
Remédios A recomendada

Os óleos essenciais são usados para tratar muitas enfermidades, inclusive as dos aparelhos respiratório, reprodutor, digestivo, circulatório, nervoso, assim como de problemas musculares, em primeiros socorros e nas infecções por bactérias, fungos e vírus. Também são usados para tratar a psique. Os meios empregados variam dependendo da enfermidade, dos sintomas ( se são agudos ou crônicos), da idade da pessoa e das preferências e do conhecimento do praticante.

Como usar Quantidade a ser Usada
Roupas 1 ou 2 gotas

Roupas

A maioria dos óleos essencias mancha as roupas, por isso só empregue esse método se for absolutamente necessário e o faça em roupas que você não se importa de estragar. Esse uso é útil quando se está num lugar onde há muitos insetos, sobretudo borrachudos. Ponha o óleo essencial nas meias ou nos sapatos, nas barras dos shorts e nas pernas das calças, no decote, gola ou colarinho, nas mangas, etc. Para manter os insetos longe de sua cabeça, use nela uma tira ou um lenço respingado de óleo.

Como usar Quantidade a ser Usada
Sauna Até 5 gotas no máximo

Sauna

Misture o óleo essencial o melhor que você pude na água que vai ser colocada nos carvões quentes ou nas pedras.

continua….

Créditos: Retirado do livro Aromaterapia – Um guia de A a Z Susan Worwood

2 comentários sobre “Orientações sobre o uso por conta própria dos óleos essenciais III

  1. lea disse:

    Que legal a idéia de colocar oleo nas roupas….realmente, para irmos em locais cheios de mosquitos, excelente a idéia!!!
    E na sauna…adorei…deve ser uma delícia !

    • Terra dos Aromas disse:

      Oi La Estas idias so realmente timas, obtive timos resultados utilizando o leo essencial de alecrim dentro do armrio, por causa do mofo que tem Peruibe. Muito bom!! bju e obrigada pela visita

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s