Orientações sobre o uso por conta própria dos óleos essenciais II

Como usar Quantidade a ser Usada
Flores de seda A quantidade desejada

Flor de seda

Abra completamente a flor e coloque o óleo essencial bem no centro. Feche a flor novamente se quiser. Lembre-se de que os óleos essenciais podem descolorir o tecido, por isso experimente numa flor antes de prosseguir com as outras. Os óleos essenciais também podem ser gotejados num papel colocado a seguir no fundo do vaso.

Como usar Quantidade a ser Usada
Fricção 10 a 30 gotas em 30ml de álcool
Fricção

Fricção é uma palavra frequente usada para se referir à ação de esfregar uma parte do corpo, como o fazem os massagistas em esportistas.

Acrescente o óleo essencial ao álcool etílico (conhecido também como álcool de fricção) e agite bem toda vez que for usar. Pode-se usar o óleo sobre todo o corpo, mas não no rosto ou nas delicadas áreas das mucosas.

Como usar Quantidade a ser Usada
Gargarejo 1 a 2 gotas em 30ml de água

Gargarejo

Em primeiro lugar misture muito bem o óleo essencial em uma colher de sopa de mel. Depois em água quente até que o mel se dissolva totalmente. Gargareje então com uma pequena quantidade da mistura e cuspa. Não engula.

Como usar Quantidade a ser Usada
Gaze 1 ou 2 gotas

Ponha o óleo essencial não-diluído na gaze e aplique sobre a área afetada.

Como usar Quantidade a ser Usada
Hidromassagem Até no máximo 15 gotas

1)      Acrescente o óleo essencial na água e revolva-a. Os óleos essenciais não se dissolvem na água e podem deixar um resíduo nos canos, por dentro ou por fora.

Como usar Quantidade a ser Usada
Inalação 3 gotas por vasilha com água

Inalação

Ponha a água fervente numa vasilha e acrescente o óleo essencial. Cubra a cabeçca com uma toalha, que debe ser grande o suficiente para ultrapassar a borda da vasilha, sem diexar nenhum espaço por onde possa entrar ar fresco. Inale o vapor profundamente pelo nariz. Sempre mantenha os olhos fechados. Inale durante alguns segundos. Levante a toalha, inspire profundamente pela boca e depois volte a abaixá-la e a inalar pelo nariz.

Como usar Quantidade a ser Usada
Jardinagem 4 a 8 gotas num galão de água

Certos óleos essencias podem ser muito eficazes na jardinagem, seja para tratar de infecções por micróbios ou para afastar os insetos das plantas.

Acrescente o óleo essencial à água e deixe em repouso durante 24 hotas para misturar. Os óleos essencias eficazes para jardinagem parecem ser os extraídos de árvores como a tea tree. Eles nunca devem ser combinados com produtos químicos de jardinagem, mas podem ser usados com outros meios orgânicos naturais.

Como usar Quantidade a ser Usada
Lavagem 20 a 30 gotas em ½ litro de água morna

Misture numa garrafa os óleos essencias e a água e agite bem. Passe por um filtro de café e engarrefe novamente. Útil para lavar áreas infeccionadas, como por exemplo feridas, arranhões, cortes e para outros tratamentos do corpo e do rosto.

Como usar Quantidade a ser Usada
Lava-pés 4 a 8 gotas nunca bacia de água

Lava-pés

Encha uma bacia grande com água quente e acrescente o óleo essencial. Misture. Para um lava-pés realmente relaxante, coloque algumas pedras arredondadas e lisas no fundo da bacia e com suavidade esfregue os pés sobre elas, para a frente e para trás.

Como usar Quantidade a ser Usada
Lenço de papel ou de tecido 1 ou 2 gotas

Lenço

Ponha o óleo essencial num lenço de papel ou de tecido e asprie o lenço aromatizado quando for necessário. Útil para caso de nariz entupido.

2 comentários sobre “Orientações sobre o uso por conta própria dos óleos essenciais II

    • Terra dos Aromas disse:

      É mesmo, eu achei está outra idéia bem mais completa. Costumava fazer o lava-pés ou escalda-pés sem as pedras, que é uma delicia também.
      Obrigada pelo coment
      bju

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s