Orientações gerais para o uso dos Óleos Essenciais I

Orientações gerais para o uso por conta própria dos Óleos Essenciais

Como usar Quantidade a ser Usada
Alta Diluição 1 gota de oleo essencial para 3 gotas de óleo vegetal

Usada em casos de infecção aguda, nos quais é necessária uma lata concentração de óleo essencial mas onde ele não pode ser usado puro devido à excessiva secura da pele, por exemplo, ou quando a área não pode ser massageada devido ao risco de espalhar a infecção.

Aplique levemente sobre a área afetada. Não deve ser usado por mais de sete dias. Use apenas com os óleos essenciais indicados para o problema.

Como usar Quantidade a ser Usada
Banho de Assento 2 a 3 gotas por banho de assento

Um banho de assento é um banho em que se imerge apenas a parte baixa do torso. Acrescente à água os óleos essenciais e agite-a bem. Os óleos podem ser usados não diluídos ou então diluídos numa pequena quantidade de óleo vegetal, pó de algas marinhas ou leite em pó.

Como usar Quantidade a ser Usada
Banho de Banheira Até 8 gotas

Prepare a banheira da forma como costuma fazer, acrescente na água as gotas do óleo essencial e mexa rapidamente. Conserve a porta do banheiro fechada para manter o aroma no ar. Os óleos essenciais podem ser usados na forma concentrada ou diluídos numa pequena quantidade de óleo vegetal, leite ou leite em pó. Os óleos diluídos são mais próprios para as peles sensíveis.

Como usar Quantidade a ser Usada
Banho de chuveiro 1 ou 2 gotas

Lave-se normalmente. Depois, ponha o óleo essencial na esponja molhada e passe no corpo sob o chuveiro aberto. Evite as áreas delicadas e escolha óleos essencia que possam ser usados em peles sensíveis.

Como usar Quantidade a ser Usada
Compressa 3 a 5 gotas

Pode-se usar dois modos de compressa. Sempre utilize material 100% natural, se possívelo algodão cru. As compresssas podem ser usadas quentes ou frias.

1)      Ponha o óleo essencial em meia xícara de água, umedeça a compressa na xícara e coloque sobre a área afetada.

2)      Umedeça a compressa e então aplique o óleo essencial no material umedecido.

Como usar Quantidade a ser Usada
Compressão 10 a 30 gotas para cada 30ml de óleo vegetal ou uma solução natural alcoólica

Aplique suavemente a solução à área afetada

Como usar Quantidade a ser Usada
Cotonete 1 ou 2 gotas

Ponha no cotonete o óleo essencial diluído e aplique diretamente na área afetada.

Como usar Quantidade a ser Usada
Curativo 1 a 2 gotas

Esse modo é usado para ajudar a conter a disseminação de uma infecção e para promover a cura de um ferimento. Ponha o óleo essencial diretamente no curativo que irá cobrir a área afetada – por exemplo um Band-Aid (na parte de tecido), bandagem, tira de tecido, algodão. Se a área já estiver tampada, ponha o óleo essencial sobre a superfície externa do curativo, desde que este seja de tecido, e não de plástico.

Como usar Quantidade a ser Usada
Desinfetante bucal 10 a 15 gotas em 100ml de água.

Use água destilada ou mineral. Deixe-a ferver, acrescente o óleo essencial, mexa vigorosamente e depois derrame a água por um filtro de café, de preferência de algodão cru. Deixe esfriar e então ponha num vidro.

Como usar Quantidade a ser Usada
Difusor A quantidade desejada

Há uma grande variedade de difusores disponíveis no mercado, sobretudo os de cerâmica ou as vasilhas elétricas. Em ambos o calor ativa as moléculas do óleo essencial, tornando-as voláteis. É importante manter água na vasilha, do contrário o óleo essencial queimará. Além disso, a vasilha não deve ser porosa e precisa ser limpa antes do uso de cada mistura de óleos essenciais.

O novo difusor, que não usa calor, tem um filtro especialmente projetado. Ele parece uma lampadazinha e pode ser usado com segurnça em todas as situações. Também é transportado com facilidade.

Os nebulizadores ou vaporizadores de óleo, que lioberam no ar um fino spray de óleo essencial, foram projetados para uso clínico. Não devem ser usados em casa, pois as quantidades de óleo essencial empregadas podem ser algas demais e danificar a mobília e a pintura; muitas vezes é dificil limpá-los entre a aplicação de duas misturas diferrentes.

Continua no próximo post, obrigada

2 comentários sobre “Orientações gerais para o uso dos Óleos Essenciais I

    • Terra dos Aromas disse:

      Obrigada🙂
      Encontrei essa outra forma para mostrar como utilizar os óleos essenciais, este post terá continuação, pois há muitas formas de utilizar os oleos essenciais.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s