O que é Aromaterapia?

Aromaterapia

“Sentir o aroma é fazer uma viagem através das sensações guardadas em sua memória. Num breve respirar tudo se mostra, imagens, sensações como um filme, onde você é o personagem principal”

Aromaterapia é o uso terapêutico de substâncias aromáticas naturais – óleos essenciais. O “aroma” na palavra “aromaterapia”se refere ao foto de que todos os óleos essenciais têm um cheiro característico, e “terapia” significa que esses óleos são usados para tratamento. Essse aspecto de “terapia” tem muitas ramificações. Evidentemente as pessoas sempre usaram aromas agradáveis para se animar, como fazem as mulheres quando se perfumam. Achamos que o perfume é revigorante, e de algum modo ele cria uma personalidade à qual nos ajustamos. O perfume na forma de incenso também tem sido tradicionalmente usado em contextos religiosos porque se sabe que ele tem o poder de elevar o espírito. As pessoas têm preferências tanto para perfumes quanto para incensos. Para algumas aqueles aromas são particilarmente úteis, embora elas achem isso estranho, quase inexplicável. Agora sabemos, com os estudos cientificos que os aromas exercem uma influência sobre o cérebro, e imagens de mapeamentos do cérebro registram esse processo.

A aromaterapia ganhou popularidade como um meio natural e fácil de reduzir o estresse. Alguns óleos essencias, aplicados em massagens, em banhos ou espargidos no ar, fazem as pessoas se sentirem mais relaxadas e confiantes. Como mencionei anteriormente, esse aspecto da aromaterapia ganhou credibilidade cientifica nos ultimos anos, hoje, sobretudo no Japão, os bancos e outras grandes empresas usam os óleos essenciais espargidos no ar para que os cliente se sintam mais satifeitos e relaxados em suas salas e lojas.

A pesquisa histórica mostra que desde que há registro as pessoas sempre usaram óleos essenciais ou os seus precursores, os unguentos. As plantas são atualmente tão boas para nós quanto sempre fram, desde que nao tenham sido prjudicadas por poluentes quimicos. Elas não deixaram de súbito de ser reméditos apenas devido à invenção de seus substitutos quimicos. A maioria das pesquisas sobre óleos essenciais se concentra nas suas qualidades medicinais. São elas que interessam aos médicos, paramédicos e enfermeiros, que em numero cada vez maior os estão usando como auxilio em seu trabalho. Na Inglaterra eles estão sendo usados em muitos contextos hospitalares, desde em salas de parto até nas unidade de terapia intensiva, e a aromaterapia está se tornando crescentemente disponível no sistema de saúde publica. Nos abrigos para doentes desamparados os óleos essenciais também são muito úteis. Por exemplo, no London Lighthouse, uma instituição que cuidade de pacientes com AIDS, a aromaterapia é o serviço mais procurado.

“Aromaterapia” também diz respeito ao uso de óleos essencia para a beleza e cuidados com o corpo. Neste contexto a aromaterapia é um dos tratamentos mais populares no mundo inteiro, e em toda a Europa á clinicas especializadas em técnicas que empregam óleos essenciais. Elas são extremeamente eficazes como como tratamento para reduzir a celulite, num procediemnto de desintoxicação, e, devido ao fato de alguns deles acelerarem a produção de células do corpo, frequente são usados em tratamentos estéticos de revitalização. Na verdade, os fabricantes de artigos comercais tem tanta consciência dos benefícios dos óleos essencias que na propaganda de seus produtos a presença deles é enfatizada. Entratanto, precisamos verificar se você está comprando um óleo essencial ou a imitação quimicamente preparada dele, pois o aroma é o mesmo, mas o beneficio inexistente.

Por isso, muitos preparados comerciais que se proclamam “aromaterapia” nada tem a ver com as essencias puras de plantas que conhecemos e amamos. Ao suar a palavra “aromaterapia” num contexto a que ela não pertence, empresas inescrupulosas estão tirando proveito do fato de que os óleos essencias são reconhecidamente eficazes e de que as pessoas preferem usar artigos naturais e puros.

Do mesmo modo, a palavra “aromaterapeuta” pode ser muito enganosa. Ela se refere tanto a alguém que fez um curso de quatro anos, que esgota todo o assunto, quanto a alguém que apenas frequentou um curso introdutório de fim de semana, destinado ao uso doméstico. Na Inglaterra e na Europa há um bom sistema de formação e qualificação, que dá aos formamandos o direito de se dizeer “aromaterapeuta” e anunciar sua qualificação usando iniciais ao lado do nome. Deve-se respeitar particularmente os membros da Federação Internacional de Aromaterapeutas, do Registro dos Aromaterapeutas Qualificados ou da Sociedade de Aromaterapeutas Profissionais. A aromaterapia é relativamente nova nos Estados Unidos e no Canadá, por isso não há organizações semelhantes em fucionamento. Entretanto uma organização nova, a Associação Nacional de Aromaterapia Holística, foi criada recente para coordenar a p[rofissão dentro dos Estados Unidos, e os aromaterapeutas canadenses estão agora tratando de formar seus próprio organismo profissional. No Brasil a Abraroma http://www.aromaterapia.org.br/index2.htm tem feito um trabalho em relação a isso e recentemente abriu o primeiro senso para conhecer um pouco mais sobre o profissional.

Texto adaptado do livro Um guia de A a Z – Susan Worwood

4 comentários sobre “O que é Aromaterapia?

    • Terra dos Aromas disse:

      Obrigada Sandra pelo seu comentário, procuro postar artigos que acrescentem e divulguem a Aromaterapia.
      Quanto a citação da ABRAROMA, não há de que, faço questão de citar instituições que fazem um trabalho sério na área.
      Um abraço carinhoso
      Solange

  1. lea disse:

    O pequeno texto inicial, como sempre, lindo…realmente, sentir o aroma e viajar através das memórias…
    O texto principal achei muito interessante, elucida bastante, deixando claro como os diversos aromas ativam campos do nosso cérebro…Como os aromas e a personalidade de cada um mantêm uma relação….Enfim, como se a alma da gente abrisse portas e janelas ao ser tocada por um aroma, por uma cor…por uma música….

    • Terra dos Aromas disse:

      Obrigada Léa…
      esses pequenos textos farão parte do projeto de ilustração que conversamos outro dia🙂
      bju

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s