Propriedades Medicinais dos Oleos Essenciais I

Blossom

Algumas vezes a vida de dá de presente momentos inesqueciveis, como as flores desta árvore. Com a árvore ficamos cobertos de felicidade e tudo é de uma cor única, de beleza indescritivel. De repente as flores caem no chão e a árvore sem saber perde todo o seu colorido. Os momentos de felicidade desaparecem como num passe de mágica. Mas como nada é definitivo, no interior da árvore ela sabe que outros momentos viram e as flores brotarão cheias de vida, cheias de felicidade.”

Adstringente [Astringent] – Ad – para, Stringere – ligar. Portanto serve para fazer a contração dos tecidos fechando os poros. A diminuição da permeabilidade das membrans celulares se dá através de uma coagulação suvave e reversível das proteínas nos tecidos superficiais como ocorre com a albumina.

Quando a mulher se depila, o sangramento de pequenos cortes, pode ser estancado utilizando um produto com óleo esssencial de rosas que, por ser adstringente, contrai os tecidos, fecha os poros e protege a pele.

Outras opções: alecrim, gerânio, cedro.

Afrodisíaco [Apbrodisiac] – vem de Afrodite (Deusa do amor e da beleza na mitoligia grega equivalente à Vênus dos Romanos). Um afrodisíaco é um estimulador do desejo sexual.

Praticamente todos os livros de aromaterapia listam várias plantas ou óleos essenciais como afrodisíacos. Na realidade, só existe um afrodisíaco comprovado. Ele fica localizado entre nossas orelhas – é o nosso cérebro.

Para que os afrodisíacos tenham eficácia, é deveras importante nos esforçarmos por estar bem física e emocionalmente para poder dizer  “Eu me sinto atraente!” Depois, juntos, gastem um bom tempo para criar um clima apropriado. Finalmente um banho de espuma com óleo essencial ilangue-ilangue. Aliás, com cinco gotas do oleo essencial de ilangue-ilangue com 10ml de óleo vegetal podemos também criar um perfume afrodisíaco,

Outras opções: jasmim, patchuli, sândalo, nêroli.

Analgésico [ Analgesic] An – sem, Algos – dor. Portanto, serve para diminuir ou até eliminar a dor resultante de um machucado, doença ou desordem emocional.

A dor aguda quando bem de forma súbita e é de curta duração: contusão, caibra, dor de cabeça. A dor crônica vem acompanhada por dores fortes e febres. Este tipo de dor não muda nem para melhor, nem pra pior num curto espaço de tempo; o que não implica em dizer, necessariamente, que a dor crônica seja mais ou menos séria que a dor aguda.

No caso de artrite, dor muscular, dor reumática, passar o gel com óleo essencial de alecrim alivia muito as dores. No caso de dor de dente, basta umedecer o algodão do cotonete no óleo de cravo e depois aplicá-lo em volta da gengiva para anestesiar o tecido dolorido. O óleo de cravo tem até 85% de eugenol – composto que inive a síntese da prostaglandina responsável por enviar sinais de dores ao cérebro. Há, entretanto, necessidade de tratamento dentário: o óleo de cravo apenas anestesia. O não-tratamento pode resultar num dente necrosado.

Um analgésico deve ser usado para aliviar temporariamente o desconforto. Qualquer dor que se prolongue por mais de 24 horas deve receber atenção médica.

Outras opções: cânfora, eucaplito, gerânio, alfazema.

Dicas retiradas do livro Tudo sobre Aromaterapia – Adão Roberto da Silva – Ed Roka

2 comentários sobre “Propriedades Medicinais dos Oleos Essenciais I

  1. léa disse:

    Que linda introdução para o texto que veio a seguir!
    Sol, ficou um encanto…
    Aliás, o texto sobre as propriedades dos óleos ficou ótimo, está bem explicado,fácil de entender!
    Aliás, é muito bom seguir esse blog!!!!!

    • Terra dos Aromas disse:

      Obrigada🙂
      São muitas as propriedades e para diversos finas, com os oleos vc pode ter uma cx que ajudará vc a resolver alguns problemas emergenciais🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s