Equilíbrio e conexão mente/corpo/espírito

Equilíbrio

Ao experimentar a felicidade no dia a dia com você, é como se você estivesse em meditação. Tudo é paz, tudo é equilibrio, tudo é uma conexão mente, corpo, espírito.

Os óleos essenciais parecem ter como efeito dar equilibrio ao organismo humano. Isso é compreensível, pois se acredita que alguns deles parecem ter “fito-hormônios” – moléculas que imitam alguns dos hormônios naturalmente existentes no corpo humano – agindo como mensagerios, ou chaves, para o sistema com que relacionam. Isso significa que o óleo essencial irá reagir às exigências do corpo a qualquer momento. Se o sistema é estimulado e precisa de relaxamento, o óleo essencial fará isso, mas se o sitema é indolente, o óleo irá estimulá-lo. Isso pode parecer paradoxal à primeira vista, mas não será se se tiver uma crença fundamental na sabedoria do corpo, que é capaz de retirar do ambiente o que pode lhe fazer bem.

A dimensão espiritual dos óleos essenciais é muito conhecida e tem sido usada pelas pessoas ao longo da história. Na verdade, sabe-se que desde tempos imemoriais as pessoas usaram os óleos essenciais – ou os materiais dos quais eles são extraídos – ao fazer suas orações, na meditação, em rituais, na purificação e na celebração. A associação entre o aroma e espiritualidade não é apenas estética; ela deriva do fato de que as pessoas se acham mais facilmente capazes de vivenciar o espiritual enquanto aspiram determinados aromas.O aroma parece facilitar uma conexão com a dimensão espiritual, convertendo-a numa espécie de caminho para a alma.

As pessoas são um complexo fisico/mental/espiritual, e os óleos essencias parecem ter a capacidade de atuar sobre os três planos ao mesmo tempo, em alguns casos, ou pelo menos de funcionar como ligação entre aspectos do eu, levando o todo ao equilibrio. Não há nenhum modo de provar isso em experiência de pesquisa; estou apenas descrevendo um fenômeno da experiência das pessoas, e por elas apreciado. A “intergração” não é qualificável cientificamente, mas isso não a torna menos real.

Cada óleo essencial é formado por dezenas, às vezees centenas de componentes. Estes atuam não apenas em sinergia uns com os outros, dando a cada óleo essencial uma característica e eficácia particulares, mas quando se misturam dois ou mais óleos essenciais cria-se um efeito sinérgico muito mais complexo. Até mesmo a mistura de uma gota de A e duas de B resulta num efeito dirente de duas gotas de A e um gota de B. Os aromaterapeutas se maravilham com a complexidade do sitema,e apreciam seus efeitos. A sinergia é fundamentalmente a regra de que o todo é mais que a soma de suas partes, e a mistura de óleos essenciais que se combinam bem parece fazer com que uns aumentem a eficácia dos outros. Saber fazer essa mistura é uma capacidade adquirida com o tempo e a experiência.

Fonte Bibliográfica: Aromaterapia – Um guia de A a Z – Susan Worwood

 

3 comentários sobre “Equilíbrio e conexão mente/corpo/espírito

  1. lea disse:

    Adorei!
    Realmente, não há como provar materialmente, mas quem usa, sabe de seus benefícios, sente na alma, no corpo…Muito lindo o texto, consegue explicar tão bem o que sentimos….

  2. Léa disse:

    Eu não saberia dizer qual trecho deste artigo é o mais importante.
    Acredito que há tanta verdade no texto em questão como há em considerar o ser humano um “complexo físico/mental/espiritual”.

    Para mim, resume toda a eficácia da aromaterapia, dos óleos essenciais e dos florais também!

    Lindo, lindo, lindo!

    • Terra dos Aromas disse:

      Sim, concordo com você. Nós humanos como também o planeta onde vivemos, ele é muito rico onde o complexo se mistura com o simples, e nós nos encaixamos nesta perfeição!! Obrigada pelo comentário.🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s