Propriedades antibiótica, antivírus e antifungo dos óleos essenciais

So_beautiful

“O que preciso encontro em ti, apesar de muitas vezes tentar te destruir. É em você que encontro a cura de todos os males, o meu equilibrio, minha inteireza”

Em alguns casos é fácil ver como os óleos essenciais atuam. Por exemplo, já foi demonstrado em muitos testes de laboratório que o óleo de tomilho é um agente antibiótico extremamente eficaz graças à atividade de certos componentes químicos, como o timol. Assim, não é de admirar que a maioria das infecções bacterianas ceda quando se esfrega no peito um óleo essencial antibiótico: como por exemplo, o de tomilhos, diluído em óleo vegetal de sua preferência.

As propriedades antibióticas e outras propriedades antimicróbicos dos óleos essências têm sido pesquisadas, sobretudo na França, onde no controle das infecções a Aromaterapia vem sendo tradicionalmente usada mais que qualquer outra coisa. Essa ênfase pode ter relação com o fato de que na França para se ser “aromaterapeuta”, é exigido ante de mais nada que se tenha diploma de médico, uma profissão que obviamente precisa lidar com um grande número de infecções.

Não é tão estranho o fato de os óleos essenciais que têm um aroma doce serem poderosos agentes antimicróbicos. Afinal de contas as plantas precisam enfrentar as bactérias, os fungos e os vírus que as agridem, exatamente côo os seres humanos, e ao logo de milênio algumas plantas desenvolveram a capacidade de lutar eficientemente contra eles. Quando alguns óleos essências são testados em laboratório fica claro que eles têm uma ação bactericida, o que nos leva a imaginar que os óleos essenciais contenham em forma líquida, o sistema imunológico da planta ou seu mecanismo de defesa. Isso não quer dizer que todas as plantas produtoras de óleos essenciais tenham uma existência livre de doenças; elas devem ter desenvolvido mecanismos para combater determinados organismos. Se conhecermos os perfis de cada óleo essencial na luta contra os germes poderemos fazer a melhor escolha para o nosso problema.

Em todo o mundo se faz atualmente uma grande quantidade de pesquisas sobre a ação antibiótica, antivírus e antifungo dos óleos essências. O Terceiro Mundo está particularmente preocupado com o desenvolvimento de substâncias de combate aos micróbios que possam ser produzidas de forma satisfatória em hortas caseiras. No Egito, na Índia e em Zimbabwe, especialmente, tem-se desenvolvido um trabalho instigante com essências naturais. Os benefícios para esses países que estão realizando pesquisas sobre os óleos essências são duplos. Além de o cultivo de tais produtos poder fornecer óleos essências úteis para a população do País produtos, ele também representa uma nova fonte de divisas, uma vez que essa plantas irão abastecer o crescente mercado internacional de Aromaterapia. Nos últimos tempos o mundo desenvolvido vem concentrado seus esforços de pesquisa em substitutos dos produtos químicos sintetizados pelo home. Nos últimos setenta anos uma grande quantidade de conhecimento científico a respeito dos óleos essenciais em sido acumulada. Essa informação continua a se avolumar e a pesquisa se torna mais urgente pelo fato de as bactérias e outros micróbios estarem se tornando resistentes aos remédios mais usados atualmente.

Retirado do livro – Um guia de A a Z para o suso Terapêutico dos Óleos Essenciais – Susan Wordwood

3 comentários sobre “Propriedades antibiótica, antivírus e antifungo dos óleos essenciais

  1. Léa disse:

    Muito interessante o texto: a ameaça das super-bactérias, novas leis sobre antibióticos e como se defender das infecções nos leva a esse tema, o tema das defesas mais naturais.
    Muito atual!

    • Terra dos Aromas disse:

      Obrigada🙂 o que gostei mais foi o fato de as plantas sofrerem com as bacterias como nós produzirem anticorpos e podermos curas essas mesmas ameças em nós🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s