Óleo de Coco

Coqueiro

A tropicalidade desta árvore é tão forte que nos remete a devaneios recheados de belas imagens, paz, sol, areia branca, o mar e brisa. Seu sabor refrescante é algo incomparável!!”

A polpa branca carnuda do coco chega a ter 60 a 65% de gordura vegetal. Por ser sólida é chamada de manteiga de coco.

Composição: 41 a 50% ácido láurico, 13 a 23% ácido mirístico, 4 a 12% ácido palmítico, 1 a 5% ácido esteárico, 6 a 8% ácido oléico, 1 a 4% ácido linoléico.

Descrição: Como o óleo de coco se solidifica abaixo de 25,1ºC, praticamente igual a temperatura ambiente, acaba virando uma manteiga. Portanto, para ser usada em aromaterapia, idelamente deveria ser aquecida em banho-maria a fim de misturar mais facilmente com o óleo essecial. Curiosamente, a manteiga de coco, quando em contato com a pele, torna-se fluida. Devido ao seu poder hidratante, é especialmente indicada para pele seca.

Armazenamento: Pode ter predominantemente ácidos graxos saturados como o ácido láurico, a manteiga de coco tem amior resitência ao ranço por auto-oxidação à temperatura ambiente do que outros óleos vegetais. Entretano, é melhor conservá-la num recipiente hermético em ambiente seco, arejado e ao abrigo da luz solar. Não deixe de consumí-la dentro de, no máximo, seis meses.

Dicas: Muito embora a grande maioria dos aromaterapeutas prefiram óleos vegetais inodoros, não há razão nenhuma para não usar um óleo que tem seu aroma próprio como o de coco que, aliás, misturando ao óleo essencial de ilangue-ilangue ou rosa produz uma mistura “afrodisiáca” extremamente agradável.

Extraída do livro “Tudo sobre aromaterapia” – Adão Roberto da Silva – Editora Roka

Um comentário sobre “Óleo de Coco

  1. léa disse:

    hummmmm…deve ser uma delícia a receita da manteiga de coco com essência de rosas…me deu vontade de experimentar!Deve deixar a pele simplesmente deliciosa!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s