Borragem

Flor Borragem

Muitas vezes conhecemos pessoas com nomes estremanente estranhos, e mutas vezes dificeis de pronunciar ou ruim a nossos ouvidos, mas como tudo tem o outro lado. Essas pessoas são lindas e especiais em nossa vida, estrelas do nosso dia a dia.

A borragem é uma planta anual com 50cm de altura, folhas eriçadas de pelos e caule de flores azuis com 5 pétalas dispostas em forma de estrela. Seu óleo vegetal é um excelente carreador – mistrua-se muito bem com os óleos essenciais.

Composição: 34,5% ácido linoléico, 21% ácido γ-linoléico, 17,5% de ácido oléico, 10,5% ácido palmítico, 4,5% ácido esteárico, 3,5% ácido eicosenóico, 3% ácido erúcico, 1,5% ácido α-linolênico, 0,5% ácido palmitolético

Descritivo: Este óleo contém ácidos graxos com elevado conteúdo de AGL – ácido γ-linoléico (pode ser um ácido intermediário na sintese das prostaflanindas, exerce um efeito tanto vasodilatador quanto antinflamatório. Esse ácido também aumenta a função de proteção da pele reforçando-a com uma membrana protetora. Isso ocorre porque o ácido γ-linoléico incorpora-se às moléculas fosfolipídicas ao ser aplicado a pele) – uma substância que ajuda na reconstrução da pele. Por isso, é muito indicado para ser usado em fórmulas cujo propósito seja o de fazer tratamento de pele acneica ou inflamada. Normalmente é usado como óleo carreador em massagem facial. Alás, não tão somemte pelo ácido γ-linoléico, mas como os ácidos graxos insaturados melhoram a elasticidade da pele e ajudam a regeneração dos tecidos, atribui-se ao óleo vegetal de borragem um “poder de rejuvenescimento”.

Armazenagem: Mantenha o óleo vegetal armazenado em recipiente hermético, ambiente seco, arejado e ao abrigo da luz solar. Adicione algumas gotas de trocoferol (vitamina E) – um antioxidante – e mantenha-o refrigerado, se não for usá-lo com frequência.

Ref. Bibliográfica: Siva, Adão Roberto da., Tudo sobre Aromaterapia, Ed Roka

2 comentários sobre “Borragem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s