Banho de Imersão II

“A estrada pode ser longa e difícil,
mas devemos olhar a sua volta, muita beleza
pode ser vista e apreciada.E tudo isso a transformará”

Estrada

Estrada by Solperuibe

Continuando a nossa conversa sobre Banhos de Imersão…

c) Banhos frios (15ºC) – enquanto que podemos permanecer por bastante tempo num banho quente e principalmente se for neutro, não deve fazer o mesmo com um banho firo. Para temperaturas na faixa de 15ºC, recomenda-se não ficar muito ale´m de um minuto em banhos de imersão.

É claro que se for banho de chuveiro, dependendo de nossa condição física, é possível ficar um pouco mais em que ocorra efeitos colaterais. Basicamente, os ganhos frios além de terem efeito fortificante sobre o sistema nervoso, servem também para abaixar fevres, acalmar a ira e diminuir a concupsiscência.

Cuidados: * para se tomar um banho frio, precisamos fazer alguns exercícios físicos ou uma fricção a fim de aquecer o corpo. Não permanecer por muito tempo na água fria, a menos que observemos frequentes intervalos para exercícios e fricções.

  • Devevemos evitar tomar banhos em que a temperatura da água seja inferior a 8ºC para não acabar sofrendo hipotermia – uma condição que exige cuidados médicos imediato. A hiportemia pode causar desde uma tontura até a perda total da consciência e morte.

d) Banhos de acento – banho de assento, ou semicúpio, difere somente da maneira como é tomado. Os mesmos conceitos acima se aplicam. Enchemos a tina ou a banheira até a altura do umbigo. Aa temperatura da água depende do propósito.

Quente é usada para os casos de hemorróidas, micção difícil, cólica, cálculo de fígado, rim e bexiga. Este banho tem efeito anódico sobre a região do baixo-ventre alividando dores e perturbações do intestino, fígado, estômago, rins e órgãos sexuais.

Frio é indicada nos tratamentos de prisão de ventre, hemorragias e problemas digestivos

Neutro é indicada para a parte psíquica. Este semicúpio é tônico para o sistema nervoso. Podemos fazer escalda-pés, em vez de banho de assento neutro, com esssa mesma finalidade.

Cuidados – no caso de anho de assento quente, devemos tomar água fresca durante o banho. Banho de assento frio requer que o corpo esteja aquecido. Fricção, exercícios físicos ou ainda um banho quente atendem à essa necessidade.

  • Não devemos ficar por muito tempo na água fria a menos que observemos frequentes intervalos para elevar a temperatura do cropo.
  • como dissemos acima, a temperatura da água deve ser de 15ºC ou mais para evitarmos uma hipotermia.

Informamos retiradas do livro
Tudo sobre Aromaterapia
Adão Roberto da Silva
Editora Roka

2 comentários sobre “Banho de Imersão II

  1. léa disse:

    Que bela frase…o nosso olhar transformando a estrada…nossos sentimentos suavizando as pedras que por vezes encontramos…Ter o coração aberto para a beleza, realmente, transforma a estrada…Adorei essa frase!
    E muito bons esses textos sobre os banhos…muito gostoso!
    No calor, descansa, refresca…bom demais!
    No inverno, aquece…relaxa…
    Sabonetes, essências…buchas naturais…uau!!!
    que delícia!

  2. solperuibe disse:

    Obrigada Léa
    eu a criei na hora como sempre. Sei lá, é só olhar uma foto, prefiro quando sou eu quem a tirou, e as palavras sem naturalmente.
    Sim, banho é bom, muito bom!!!🙂
    obrigada pelo seu prestígio, ele é muito importante para mim ♥♥♥ ^_^

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s