Banho de Imersão I

Lindo céu

Lindo céu by Solperuibe

O que diferencia os banhos são a temperatura da água e a maneira de tomá-los:

a) Banho quente (37ºC) – banho quente é tonificante, se for rápido (não mias de 15 minutos). Se for muito prolongado podem ter um efeito debilitante ou até deprimente. É um banho ideal para nos acordar de manhã ou para os dias frios de inverno. É recomendado para algumas condições específicas como reumatismo, cólica menstrual dolorosa e espasmos.
Para um banho quente, basta usar dez gotas de óleo essencial para uma banheira cheia de água. O óleo essencial deve ser diluído num emulsificador – uma substância que permite ao óleo se dispersar na água.

Cuidados: os banhos aromáticos são bem seguros provido que o óleo essencial se disperse adequandamente na água a fim de evitar possíveis irritações à pele.

  • Iniciamos com banhos amenos (30ºC). A medida que vamos ficando mais acostumados com os banhos quentes,  podemos ir aumentando a temperatura até se chegar a 37ºC. Fazemos isso simplesmente acrescentando água quente.
  • Precisamos aplicar uma compressa fria à cabeça para evitar congestão cerebral.
  • É recomendado que tomemos uma ducha fria antes de sair do banho para ajudar o corpo a restaurar mais rapidamente o equilibrio térmico.

b) Banhos neutros (33ºC) – banho neutro é ideal para quem sofre de insônia, stress e nervosismo. É um banho agradável por excelência. Aqui além de usarmos um banho-espuma, podemos também acrescentar sais com óleos essenciais para ajudar a atingir um estado de profundo relamento. É um banho que podemos permanecer por mais tempo do que qualquer outro.
A indicação de dosagem é a mesma dos banhos quentes: colocamos dez gotas de óleo essencial diluído num emulsificador para uma banheira cheia ou 15ml de banho-espuma com óleo essecial. Depois ficamos alguns minutos agitando a água com um bastão num padrão lemniscático como se estivessemos escrevendo o número oito.
Para os sais com óleos essenciais, usamos duas colheres de chá (dez gramas) para uma banheira cheia de água. Finalmente, é só recostar os músculos e relaxar.

Cuidados: os banhos aromáticos são bemseguros provido que o óleo essencial se disperse adequandamente na água a fim de evitar possíveis irritações à pele.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s