Banhos aromáticos e Escalda-Pés

O banho, o momento perfeito para se refazer,
refazer seus sonhos, refazer seu Ser

Flamboyant_by_SolPeruibe

Flamboyant_by_SolPeruibe

Os banhos aromáticos e escalda-pés visam regularizar o sistema nervoso, ativar o sistema circulatório, higienizar o corpo e alterar nossos humores.

  1. Regularização do sistema nervoso sensitivo: a água é um tônico para o sistema nervoso. A água fria é especialmente sedativa. A homeostase (equilíbrio interno do corpo) faz diminuir as batidas do coração quando a pressão arterial aumenta. A hipertensão momentânea ocorre porque os vasos periféricos se contraem para evitar perda de calor quando tomamos um banho frio. ( A água quente também excita a sesibilidade periférica e determina uma série de refloxos similares aos da água fria. A diferença é que a água quente irá elevar a temperatura interna do corpo e fazer com que corra uma dilatação dos vasos periféricos. Em outras palavras, um processo é exatamente o reverso do outro). Como tudo no corpo é conetado (as divisões sistêmicas do corpo humano são apenas para fins educacionais), ocorre um outro efeito simultâneo sobre o sistema circulatório.
  2. Ativação do sistema circulatório: com a vasoconstrição e hipertensão dos vasos capilares cutâneos, o sangue deixa a pele e vai literalmente para dentro do corpo. Isso faz aumentar o calor interno. Porém, principalmente nos banos frios rápidos,  o processo interno de homeostase assume o controle e ocorre uma vasodilatação fazendo o calor fluir por conveção de dentro do corpo até a periferia. Quando o sangue já está fluindo em abundância, a pressão arterial cai e o coração volta a acelerar as batidas cardíacas.
  3. Higenização do corpo: quando usamos óleo essencial diluído numa base saponácea, isto é, usamos um banho-espuma aromático, estamos nos higienizando. A limpeza ocorre removendo-se substâncias insalubres e toxinas da pele resultantes do processo de transpiração.
  4. Relaxamento ou energização: talvez o efeito mais desejado para os banhso aromáticos seja o de influenciar positivamente nossos humores. O que ocorre é que aproximadamente após 20 minutos, os óleos essenciais já migraram através da pele e caíram na circulação sanguínea e vasos linfáticos. Ao chegarem em determinados órgãos, acabam produzindo efeitos relaxantes ou estimulantes dependendo do óleo essencial.

No próximo post estarei descrevendo o modo de uso por banhos de imersão, de chuveiro e escalda-pés.🙂

Retirado do livro
Tudo sobre Aromaterapia
Adão Roberto da Silva
Editora Roka

2 comentários sobre “Banhos aromáticos e Escalda-Pés

  1. léa disse:

    banho…banho…banho….como são bons os banhos…nos acalmam, quando precisamos relaxar e cuidar de nós com mais carinho…Nos despertam, se ele é fresco e cantarolamos despreocupados…Nos ajudam a encontrar soluções para tantos problemas, ao sentir a água escorrendo pelo corpo…pensando…pensando…Ou então, quando realizamos o autopasse e nos sentimos melhor espiritualmente…Ah…que belo tema esse!!!Fale muito sobre isso, é delicioso!

    • solperuibe disse:

      Sim, e de agora em diante, vão ser mais ainda necessários!! O verão está prometendo. Obrigada Léa, mais uma vez pelo fave🙂

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s