Sensibilidade da pele

“O toque: a forma mais intensa de sentir”

Twilight by Lauraest

Twilight by Lauraest

A pele é considerada o maior órgão, e até certo ponto ela reflete a saúde interna. As toxinas que se acumulam dentro do corpo podem se refletir extrenamente na pele na forma de manchas e erupções, ao passo que a alergia a certos alimentos pode se manifestar na superfície da pele com vários tipos de marcas: bolhas, erupções, etc. Além disso alguns vírus migram para a pele – é o caso, por exemplo, da catapora, concentrada em gotículas transportadas pelo ar, mas que se manifesta na pele por bolhas e feridas.

Hoje em dia muitos remédios são administrados por sistemas terapêuticos transdérmicos aplicados à pele. Essa é, por exemplo, uma das formas do tratamento de reposição hormonal, do uso dos esteróides, da administração de vitaminas a pessoas com aparelho digestivo deficiente, de alguns tratamentos para parar de fumar e para emagrecer. Além disso os médicos verificam as alergias a alimentos, cosméticos ou derivados de petróleo fazendo um teste na pele. A reação alérgica pode não afetar a pele em si, mas esse tecido é usado  como uma ferramenta de diagnóstico, uma espécie de espelho do que está acontecendo internamente. Assim, a pele tem uma função de mão dupla na determinação de nossa saúde.

A pele também pode reagir a certos produtos, e por isso a maioria dos cosméticos estampa o aviso: “Faça uma prova de toque antes usar regularmente”. Para isso, basta colocar 3 gotas em 1/2 colher de chá de óleos vegetal e usar um pouquinho dessa mistura numa pequena área da pele. Espere 24 horas para ver se ocorre alguma reação. O mesmo procedimento deve ser adotado se você é alérgico a cosméticos, sabão em pó ou outros produtos. A concentração de óleos essenciais em perfumes é muito baixa, por isso, se você é alérgico a perfumes, é possível que na realidade a alergia seja a um dos muitos derivados de petróleo usados hoje em dia nos perfumes.

Os óleos essenciais são muito numerosos, e obviamente algumas pessoas serão alérgicas e alguns deles, do mesmo modo como algumas pessoas são alérgicas a determinados alimentos, cosméticos e perfumes.

A utilização dos óleos essenciais exige o suo do bom senso, e isso é particularmente verdadeiro se você gem a pele sensível. A melhor conduta é testar todos os óleos essenciais antes de usá-los, mesmo se eles têm apenas uma pequena participação nas misturas. Também é importante usar óleos essenciais absolutamente puros, comprados de fornecedores confiáveis. A qualidade dos óleos essenciais disponíveis no mercado varia muito. Se você tem uma reação, ela pode se dever a uma alergia sua ao óleo essencial, mas também a possíveis aditivos químicos sintéticos que o produto ocomprado contenha. Se ocorrer sensibilidade da pele, lave bem a área e aplique um óleo vegetal calmante, como por exemplo o de amêndoas.


Óleos essenciais que devem ser evitados pelas pessoas com pele sensível

Manjericão, louro, bétula, primenta-do-reino, canela, cravo-da-india,
cominhos, erva-doce, pinho, gengibre, limão, campim cidreira, verbena,
orégano, semente de salsa, hortelã-pimenta, pimenta berry,
pinho, tagetes, tomilho-dourado, gualtéria.


Alguns óleos essenciais podem ter um efeito irritante na pele de algumas pessoas, não exatamente aquelas propensas à sensibilidade da pele. No caso do limão, normalmente só há problema quando produto já está fora do prazo de validade.


Óleos que em algumas pessoas podem irritar a pele

Manjericão, benjoim, bétula, pimenta-do-reino, cravo-da-india, canela, gengibre, limnão, campim cidrreira, lima, orégano, hortelã-pimenta, pimento berry, pinho, tagetes, tomilho-dourado, gualtéria


Alguns óleos essencias causam fotossensibilidae, ou seja, aumentam os efeitos do sol sobre a pele. Esses óleos não devem ser utilizados em nehuma área que vá a seguir ficar exposta ao sol, especialmente no caso de pessoas de pele clara.


Óleos que não dever ser passados na pele antes de exposição ao sol

Angélica, bergamota, cominho, graperfruit, limão,
verbana, lima, laranja, yuzu, tangerina.


Retirado do livro
Aromaterapia – Um guia de A a Z
Susan Wordwood
Editora Best Seller

7 comentários sobre “Sensibilidade da pele

  1. Léa disse:

    Olá, Senhora da Terra dos Aromas!Ontem comprei uma muda de lavanda!!!!E a primeira coisa que eu fiz…sentir o aroma…fixar o aroma nas mãos…hummm…que gostoso!

    • solperuibe disse:

      Ol! Senhora da Arte, do pincel e das cores

      Eu adoraria ver esta planta, ela est recebendo visitas? bju grande Sol

  2. léa disse:

    Sol, minha plantinha linda recebe visitas a qualquer hora!
    Eu comprei lá na floricultura perto da Estação Rodoviária, ou melhor, vizinha da Status Papelaria.E super baratinha!
    Aliás, que floricultura…uma planta mais linda que a outra e muitas arvorezinhas frutíferas…
    A minha lavanda está na minha sala ; à noite, deixando a casa fechadinha, acho que pela manhã, a sala deverá estar perfumada, não?
    beijo!

    • solperuibe disse:

      Oi Que legal! Eu passei algumas vezes por l, mas nunca entrei. Depois vou passar pelo sua casa para ver. Acredito que sua casa vai ficar perfuma por conta dela estar dentro de casa. Cuida bem dela, eih? bju grande bom final de semana

      Sol

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s