Os aromas na cozinha

O sabor.
Quem não se lembra de um sabor?
E a boca fica cheia de água
?”

The restaurant

The Restaurant HDR by nat1874

As plantas aromáticas são utilizadas na alimentação, desde os tempos mais remotos. As especiarias da Índia, quantas histórias não ouvimos sobre a comercialização destas tão especiais aromas.

Alecrim, Manjericão, manjerona, Orégano, Canela, Cravo da Índia, Açafrão, e tantos outros… E cada um deles se a gente for pensar na palavra e associar a ela o aroma, chegamos a senti-lo… A lembrança do aroma é muito forte em nossa memória… e essa lembrança e por demais fantástica.

E em qualquer parte do mundo, as ervas aromáticas facilitam a digestão e tonificam o corpo e a mente. Sua fragrância desperta o paladar para o prazer de saborear, abrem o apetite, preparam o organismo para receber o alimento e eliminam tensão e stress.

Além da utilização da planta ao natural, uma forma prática de aproveitar seu potencial é a inclusão de óleos aromatizados às receitas. Preparados com ervas frescas, eles dão um toque especial e sofisticado ao alimento.

Imagine o aroma de uma Pizza, tenho certeza que você vai se lembrar imediatamente. Assim algumas receitas interessantes….

Óleo aromático

Você pode aromatizar com alecrim, manjericão, hortelã, tomilho, ele dura aproximadamente 5 meses e pode ser utilizado em saladas, aves, carnes e peixes.

Ingredientes:

  • 1 xícara de ervas frescas a sua escolha
  • 2 xícaras de óleo vegetal (de oliva ou de girassol)
  • 1 panela para banho-maria
  • 1 pilão (ou utensílio de louça para macerar as ervas)
  • Filtro de papel e 1 frasco de boca larga esterilizado para coar o óleo
  • 1 frasco esterilizado para guardar o produto final

Preparo

Lave pique e soque as ervas no pilão. Junte-as ao óleo e cozinhe em banho-maria e fogo baixo por 1 hora. Deixe esfriar, retire as ervas e coe no filtro de papel. Coloque o óleo na vasilha esterilizada e guarde em local fresco e escuro.

Vinagre de Alecrim

Ingredientes

  • 250 ml de vinagre de maça
  • 1 ramo de alecrim lavado a seco à sombra

Como fazer

Num fresco limpo e esterilizado, acrescente o ramo de alecrim ao vinagre. Tampe e deixe descansar durante pelo menos uma semana antes de utilizar.

2 comentários sobre “Os aromas na cozinha

  1. Léa disse:

    Sô…que gostoso…mas como vc diz, é o aroma…o aroma que nos seduz…só de falar em alecrim, sinto seu tom forte…à lembrança me chega uma canção folclórica…alecrim, alecrim dourado, que nasceu no campo sem ser semeado…
    Muito booooooommmmmmmmmmm

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s